Caderno de anotações - Escritor C F Scuo
C F ScuoVida de escritor

Caderno de anotações

O que é um escritor ou escritora? Não se trata daquela que alcançou sucesso editorial e vendeu milhares de livros. Tão pouco quem entrou para o cânone literário.

Um escritor ou uma escritora é quem possui a necessidade e realiza constantemente o ato de escrever. A pessoa que precisa recorrer às palavras escritas para se expressar cotidianamente. Independente de se o que se cria constitui uma obra excepcional ou não.

A luta com as palavras, dizia Drummond, é em vão. Mesmo assim se trava essa luta mal começa a manhã.

Se esse é o seu caso, existe um elemento que você - se ainda não tiver - pode ter. Um companheiro para todas as horas, a se levar para todos os lugares, quase sem exceções. Um caderno de anotações.

Hábito faz o monge


De nada adianta ter um milhão de idéias na cabeça. Criar diálogos ou cenas de uma história na imaginação. Escrever se baseia no transporte de observações mentais sobre o mundo e sobre nós para o papel ou outro suporte que as preservem.

Um caderno de anotações auxilia na formação do hábito de extrair essas observações da consciência para o papel. Ver, pensar o mundo e escrever a respeito é também um hábito que se pode cultivar com o tempo.

O caderno contribui para estabelecer uma rotina. De manter olhos e ouvidos abertos, de refletir o que se passa ao nosso redor, de anotar no papel.

E lembrando que o processo de escrita possui altos e baixos, o caderno auxilia a navegar as momentos mais difíceis. 


De tudo ou para uma coisa só


Um caderno de anotações pode funcionar como um pequeno museu de curiosidades, em que se joga de tudo: ideias, pedaços de texto, impressões, transcrições de coisas que se escutou. Nesse caráter aleatório, ele se abre ao livre fluxo da curiosidade, da criatividade, de erros e bobagens.

Nele cabem frases de uma palavra só a textos compridos. Ali se guardam e talvez dali se retire alguma coisa para um projeto futuro de escrita.

Ou o caderno se preste a gravitar ao redor de um propósito: talvez aquele história que se planeja escrever? Nesse caso, procede-se a uma garimpagem com um centro gravitacional específico, que vai atraindo material que o complemente.

Escrita do dia a dia


Ao permitir que uma pessoa explore suas experiência e reflexões em papel, o caderno de anotações estimula o hábito da escrita do dia a dia. Consistência é um componente importante de um escritor; ou melhor, a devoção ao ato de escrever.

Escritor ou escritora não é um título que se concede a pessoas escolhidas, mas qualquer um que persevera na escrita.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

| Designed by Colorlib