Quem disse que escrever exige manejar uma caneta ou datilografar num teclado de computador? Se você pensava assim, você estava enganado. É uma tradição da literatura ditar palavras, baseando-se primordialmente no poder da oralidade, para a criação de textos. Neste curso imediato você aprenderá a ser um escritor de boca!

1. Encontre a tecnologia

Para poupar o trabalho de datilografar o texto ditado, é preciso recorrer à tecnologia (na ausência de uma outra pessoa que faça o serviço para você). Para tanto, pesquise e baixe no seu celular - ou aparelho eletrônico semelhante, podendo ser o computador mesmo - um aplicativo que transforme voz em texto. Ele funcionará como seu secretário particular.
2. Prepare-se

Antes de iniciar a fase de escrita, treine. Os recursos tecnológicos são temperamentais. Explore o aplicativo durante a primeira semana: dite textos, entenda como ele funciona, onde fica armazenado o texto gerado, como copiar o texto para o computador (se for o caso) ou como imprimi-lo, etc.
3. Planeje

A disciplina constitui um aspecto tão importante quanto se familiarizar com o recurso tecnológico. Você precisará desenvolver a rotina não apenas de ditar histórias e ideias, mas também de editá-las. Separe dia e horário para essa tarefas.
4. Dite!

Concluídas as etapas iniciais, chegou a hora de exercitar a escrita de boca. Siga o seu planejamento e se dedique à contar para o seu aparelho as ideias e historias que vierem à sua cabeça.
5. De jeito nenhum, pare!

Evite interrupções. Quando se depende da fala para a criação de um texto, mais do que quando se escreve à mão ou no computador, uma interrupção qualquer traz o risco de arruinar o fluxo de ideias. Por exemplo, se você quiser corrigir um trecho do que acabou de falar, em vez de parar e voltar atrás, conte tudo de novo, incluindo a correção desejada.
6. Edite

Há limites até onde a escrita de boca pode ir. Após arquivar o que você tiver ditado, deve-se colocar a mão na massa. Editar, revisar o material representa uma etapa fundamental do processo, em que o texto final irá ganhar forma. Afinal de contas, você não estava esperando que fosse assim tão fácil, estava?
Por CF Scuo
Escritor